Planejamento de Capacidade, o que aprendi com o livro Alibaba Estratégias de Sucesso — Tiago Tartari

Tiago Tartari
3 min readSep 30, 2020

Estou lendo, pela segunda vez, o livro Alibaba Estratégias de Sucesso. Diga-se de passagem, um dos meus preferidos. Inegavelmente, escalabilidade não está entre nossas prioridades em aplicações que desenvolvemos, bem como aplicações internas ou externas.

Desse modo, quero trazer nesse post uma reflexão a cerca de um tema dentro de SRE, o Planejamento de Capacidade, e qual a relação com o livro Alibaba Estratégias de Sucesso.

Quando falamos de planejamento de capacidade, falamos da capacidade das nossas aplicações suportarem cenários de grande carga, seja no dia a dia, bem como em um grande evento, como Black Friday.

Conhecendo um pouco do Alibaba

Onze de novembro foi constituído na China o dia do solteiro, criado por alguns jovens chineses com o propósito de se encontrarem. Em 2009 o dia do solteiro tornou-se um festival de compras pela internet. Hoje é o maior evento de compras no mundo, maior que Black Friday.

Em 2016, no ponto máximo do evento,a plataforma do Alibaba processou 175.000 pedidos e 120.000 pagamentos num segundo. Um ano depois, com o esforço do time de marketing e uma transmissão ao vivo para toda China trouxeram ainda mais tráfego para o evento. A pergunta era: Nossa tecnologia daria conta da enchurrada de acessos simultâneos?

Na China o evento é principalmente um evento móvel, ou seja, os dedos dos usuários de todo o país e grande parte do mundo estavam nas telas dos celulares.

No Alibaba, todos na sala de controle, a contagem começa: cinco, quatro, três, dois, um.

Os resultados

Onze segundos após a meia-noite, as plataformas do Alibaba transacionaram 15 milhões de dólares, dezessete segundos depois, chegaram a 150 milhões de dólares, com 97% das transações feitas em celulares.

Pouco depois de três minutos foram captados 1,5 bilhão de dólares. Em uma hora o Alibaba atingiu o volume de vendas do dia dos solteiros de 2014.

No ápice das vendas, as plataformas do Alibaba processaram 325.000 pedidos e 256.000 pagamentos por segundo. Comparado ao ano anterior, 2016, um aumento de 53.8% no processamento de pedidos e 46.8% no processamento dos pagamentos por segundo.

A capacidade declarada pela Visa, mais poderoso processador de pagamentos do mundo, era de 65.000 transações por segundo, um quarto do Alibaba.

Desse modo, conhecendo um pouco da história do Alibaba, quero trazer a relação destes resultados com o SRE.

Planejamento de Capacidade, segundo a SRE

Imagine que você está participando de uma brincadeira noturna, logo, sendo noturna, você precisa de uma lanterna.

Planejamento de capacidade é exatamente isso, se você sabe que terá um evento, por exemplo, uma black friday, um cyber monday e não se planejar, você estará brincando no escuro sem lanterna.

Basicamente, imaginando que a capacidade atual dos seus servidores está em 40%, um um evento próximo com um potêncial para levá-lo a 240% dessa capacidade, você precisará investir em infraestrutura.

Planejar a capacidade, requer:

  • que os sistemas para monitoramento e alertas estejam “calibrados”,
  • que seus SLIs e SLOs estejam adequados para o momento do evento,
  • que os componentes computacionais que o software possui, estejam todos mapeados,
  • que os possíveis pontos de falha estejam entendidos,
  • que os motivos das últimas quedas estejam sanados,
  • que uma conversa com desenvolvedores, com áreas de negócio e executivos tenha sido feita,
  • que tenham entendido o fluxo da entrada dos clientes e onde haverá maior variação desses acessos,
  • de forma técnica, qual estratégia de caching adotaram,
  • que os testes de carga tenham sido feitos,
  • que todas as otimizações de código foram entregues

Manter um software disponível tem um custo alto, disponibilidade deve estar totalmente relacionada a receita da empresa. Não tenho dúvidas que o Alibaba se planejou, principalmente pensando em um crescimento de 53.8% de um ano para outro.

E vocês, como estão se planejando?

Originally published at https://www.tiagotartari.net on September 30, 2020.

--

--

Tiago Tartari

Microsoft MVP, programador por mais de 18 anos onde 10 deles atuando como arquiteto de soluções para e-commerce, palestrante técnico, apaixonado por performance